top of page

Como uma pessoa com transtorno alimentar se sente?

  • Foto do escritor: Thayane Fraga
    Thayane Fraga
  • 9 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de jan. de 2024

Alguns dos estigmas associados aos transtornos alimentares é de ser algo que está sob controle da pessoa, ser um problema fútil e passageiro, no entanto, a verdade é que os transtornos alimentares são doenças graves, com fortes emoções e pensamentos desconfortáveis.


É preciso considerar que existe um intenso sofrimento envolvido, e que a insatisfação corporal presente nesses casos é imensamente maior do que a maioria da população experiencia eventualmente, ao ponto de impedir uma vida normal.


Ilustração de uma pessoa que não consegue comer por causa dos pensamentos obsessivos dos transtornos alimentares. anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar
Transtorno alimentar - imagem do Pinterest

Pacientes com transtornos alimentares vivenciam pensamentos invasivos, inevitáveis e extremamente desconfortáveis sobre a comida e o corpo.


O medo e a angústia ultrapassam uma preocupação normal com a saúde e o peso, e chegam a ser obsessivos, o que caracteriza a dimensão patológica desses casos.

Uma comparação que eu acho muito interessante (citado no livro "Como lidar com os transtornos alimentares: guia prático para familiares e pacientes"), é de que muitos de nós podemos sentir medo de baratas, no entanto, nos casos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou fobia, esse medo chega a ser desproporcional. Uma pessoa com TOC ou fobia pode até saber que o medo não faz sentido, mas esses pensamentos são repetitivos, inevitáveis e incontroláveis, e consequentemente, a pessoa passa a evitar qualquer situação que a faça viver esse medo mais intensamente. De forma semelhante, o paciente com transtorno alimentar enfrenta muitos medos e angústias, o que faz com que exista uma grande dificuldade em comer de forma/quantidade adequada e/ou que recorra a comportamentos disfuncionais para controle de peso.


Em alguns casos, principalmente na anorexia nervosa, pode existir muita resistência para reconhecer a doença, visto que ao mesmo tempo em que existe sofrimento, também pode se existir satisfação e alívio do medo ao recorrer aos comportamentos alimentares inadequados e não saudáveis, sem uma visão crítica dos prejuízos na saúde física, emocional e social.


Geralmente, com o passar do tempo os sentimentos de angústia, medo e insatisfação ficam ainda mais intensos e o paciente se vê em um padrão de comportamentos disfuncionais cada vez mais difíceis de romper.


O tratamento não costuma ser fácil, mas é a melhor forma para recuperar uma vida normal, e em casos graves, para salvar a vida do paciente, considerando que os transtornos alimentares estão entre as doenças psiquiátricas que mais matam.


Para complementar esse entendimento, indico o livro: Como lidar com os transtornos alimentares: guia prático para familiares e pacientes.


Busque ajuda!


2 Comments


Damares Silva
Damares Silva
Oct 25, 2022

Com o tempo é gosto, a aparência fraca, vai se tornando algo bonito algo que chama mais a atenção que o peso. A sensação de fraqueza, a fome, parece bom, a sensação de estar vazia, comer digerir corretamente e sentir o estômago vazio não sei dizer, é prazeroso, eu queria entender mais...

Like
Thayane Fraga
Thayane Fraga
Oct 25, 2022
Replying to

Oi, Damares! Sinto muito que esteja passando por isso. Acredito que a boa sensação a qual você está se referindo esteja relacionada muito mais à sensação de estar no controle das coisas, mas isso não é verdade, porque quem está no controle é o transtorno alimentar! Digerir bem os alimentos não tem a ver com comer pouco e sentir o estômago vazio. O estômago vazio, a fraqueza e a fome são sinais de que o seu corpo está em privação de comida, de energia, além de vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bem estar. A falta de nutrientes traz consequências como cansaço, falta de concentração, fala lentificada, tristeza, isolamento social, além de aumentar a ansiedade, a insatisfação…

Like

Atendimentos/

Eu acredito que alimentação saudável deve ser algo leve, sustentável (que a pessoa consiga manter ao longo da vida), e deve promover bem-estar, não sofrimento. Por isso, se você está em busca de uma alimentação equilibrada, quer melhorar a sua relação com a comida, quer entender os seus hábitos alimentares e como as suas emoções influenciam a sua alimentação, e além disso, quer aprender a fazer escolhas conscientes nas diferentes situações da vida, entre em contato comigo através do botão abaixo.

Siga-me no instagram | @thayanefraganutri
  • Instagram
Telefones: (11) 96312-2248
E-mail: nutricionistathayanefraga@gmail.com
Atendimentos Online e Presenciais em Salvador-BA
bottom of page