Restrição leva à compulsão alimentar?
- Thayane Fraga
- 25 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2024
Você já deve ter visto que esse assunto parece polêmico, algumas pessoas afirmam que sim, outras dizem que não.
Na verdade, as pessoas que dizem que restrição não leva a compulsão estão certas quando dizem que não leva ao TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR, pois o desenvolvimento do transtorno envolve aspectos multifatoriais (genética, personalidade, história de vida, ambiente...).
Caso você não tenha nenhuma pré disposição para desenvolver um transtorno alimentar, isso não acontecerá.
Mas, em casos de pessoas que já têm pré disposição, que têm uma relação ruim com a comida ou que já têm um transtorno alimentar instalado, fazer restrições extremas (como limitar muito a quantidade de comida consumida, se privar de alguns alimentos e/ou fazer jejum por longos períodos) pode sim levar à episódios de compulsão e exagero alimentar.
Isso acontece porque o desconforto da fome física e o sentimento de privação aumentam a vulnerabilidade para comer por impulso, a fome extrema é impulsiva! O que por sua vez, intensifica os pensamentos de autocrítica e as emoções "negativas", como culpa, fazendo com que a pessoa tenha ainda mais desejo de comer.

Por isso, para quem sofre de compulsão e episódios de exageros com a comida, é importante estabelecer uma boa estrutura e rotina alimentar, que promova saciedade e uma boa nutrição, diminuindo assim os gatilhos da fome e do estresse por privação.
Se estiver com dificuldades, busque ajuda! É possível ter equilíbrio e uma boa relação com a comida.
Até breve! Se cuida!
Comments