Qual o papel do Nutricionista no tratamento dos Transtornos Alimentares?
- Thayane Fraga
- 10 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2020
A participação de um nutricionista dentro da equipe multidisciplinar é fundamental para o tratamento dos Transtornos Alimentares (TA), dado o conhecimento técnico-científico sobre alimentação e o seu papel na manutenção da saúde.

Dessa forma, uma(o) nutricionista especializada em Transtornos Alimentares exerce a função de ajuste do consumo e comportamento alimentar com objetivo de atender as necessidades nutricionais e normalizar as atitudes alimentares, trabalhando os pensamentos, sentimentos e crenças envolvidos no comer.
O tratamento nutricional é dividido didaticamente em duas fases: educacional e experimental. Na fase educacional, são trabalhados conceitos de alimentação saudável, nutrientes e alimentos fontes, grupos alimentares e suas funções biopsicossocial, assim como, as consequências da restrição alimentar e das purgações. Já na fase experimental, adentra-se na relação do paciente com a comida, com o corpo e seus significados.
É importante ressaltar que devido as especificidades dos TAs, o tratamento exige uma nutricionista especialista em transtornos alimentares, pois, apenas a graduação em nutrição não prepara o profissional para o atendimento desse grupo, além de que, algumas habilidades pessoais precisam ser desenvolvidas para a condução do tratamento.
Espero ter ajudado, e estou à disposição para dúvidas e agendamentos.
Até breve!
Comentarios